Os livros que um bom Gerente de Projetos não deve deixar de ler

Os livros que um bom Gerente de Projetos não deve deixar de ler

Não há dúvida de que o mundo atual está se tornando cada vez mais tecnológico. Aplicativos, computação em nuvem, smartphones e até relógios inteligentes já são ferramentas que fazem parte do nosso dia a dia.

Mesmo assim, apesar de toda essa modernização, os livros — sejam eles físicos ou digitais — ainda são reconhecidos como uma das principais fontes de informação e conhecimento. E no âmbito da gestão de projetos não seria diferente.

Uma das melhores maneiras de se atualizar e adquirir novos conhecimentos ainda se dá por meio de livros e cursos. Assim, será possível que você desenvolva sua carreira e consiga se tornar um profissional de sucesso, sendo valorizado por isso.

Pensando nisso, neste post vamos mostrar os principais livros sobre gestão de projetos que todo profissional deve ler! Confira:


1. “A Arte da Guerra”, de Sun Tzu

Um dos primeiros livros que um gestor de projetos deve ler é “A arte da guerra”. Esse livro foi escrito há mais de 2.500 anos, mas, por incrível que pareça, ainda é extremamente adequado à nossa realidade.

Sun Tzu foi um general e estrategista chinês e, naquele tempo, já aplicava algumas práticas de gestão de projetos dos dias atuais. Assim, seu livro tem por objetivo demonstrar como funciona a metodologia de guerra, com conceitos fundamentais e técnicas extremamente eficazes.

Ele acreditava, por exemplo, que um general era o responsável por assegurar que os soldados entendiam suas ordens — um tipo de prática que, hoje, é amplamente utilizada na gestão da comunicação. Vale a pena a leitura!


2. “A Estratégia do Oceano Azul”, de W. Chan Kim e Renée Mauborgne

Obviamente, “A estratégia do oceano azul” também é um livro voltado para estratégias. Nele, Kim e Mauborgne, seus autores, analisaram experiências de algumas empresas em inúmeras áreas, com o objetivo de se atentar para o desenvolvimento das estratégias de negócios.

Considerado um guia prático, e um estímulo para se buscar novos horizontes e enfrentar novos desafios, o livro traz informações relevantes sobre planos baseados em fatos e dados, identificação de espaços inexplorados no mercado e ferramentas que permitem o entendimento e a maximização das oportunidades.

Isso, além de transformar ações em resultados. Ou seja, se trata de um livro que contempla as principais práticas conhecidas da gestão de projetos, possibilitando que você as aplique na sua rotina de trabalho e colha os benefícios disso!


3. “O Monge e o Executivo”, de James C. Hunter

“O monge e o executivo” é direcionado para o desenvolvimento de habilidades humanas, também chamadas de soft skills. Um verdadeiro best-seller, altamente recomendado para profissionais que desejam ocupar altos cargos de gestão.

Ele narra a história de um empresário bem-sucedido que, devido a alguns problemas na empresa, decide se isolar em um mosteiro cristão. E é nesse mosteiro, por meio da convivência diária com os monges e a mudança em sua rotina, que os ensinamentos se desenvolvem.


4. “Guia PMBOK”, de PMI

O mais famoso do mundo sobre gerenciamento de projetos, o “Guia PMBOK” traz as melhores práticas empregadas em projetos ao redor do mundo. Nos EUA, inclusive, ele é adotado como uma norma estadunidense de gerenciamento de projetos.

Por tudo isso, acredite: é praticamente obrigatório ter um exemplar do guia escrito pelo PMI (Project Management Institute) na cabeceira de sua cama.


5. “Gerenciamento de Projetos”, de Ricardo Vargas

Em termos de obras específicas sobre gestão de projetos, não podemos deixar de mencionar essa, de Ricardo Vargas. O livro fornece uma gama incrível de conhecimentos, habilidades, ferramentas e técnicas, que devem ser usados para garantir uma gestão eficiente e de qualidade.

Ele também pode ser utilizado como uma introdução de novos conhecimentos, familiarizando o leitor com os termos e provendo ensinamentos básicos de gestão de projetos. Assim, é indicado tanto para profissionais que estão iniciando os trabalhos no campo quanto para aqueles que precisarão gerenciar só um projeto isolado.

Além disso, vale ressaltar que Ricardo Vargas escreveu outros livros sobre o gerenciamento de projetos, e todos são excelentes. Qualquer um deles será capaz de agregar novos conhecimentos e te deixar cada vez mais preparado para o mercado de trabalho.


6. “Gerenciamento de Projetos Orientado por Valor”, de Harold Kezner e Frank P. Saladis

De fato, os principais indicadores de uma gestão de projetos eficaz são os requisitos de prazo, custo, escopo e qualidade. E encontrar um projeto que atenda, simultaneamente, a todos essas exigências é quase impossível.

Nesse sentido, o livro de Kezner e Saladis disponibiliza uma maneira de gerir que atenda a essas necessidades, e permite, ainda, agregar valor ao produto ou serviço. Assim, o bem adquirido atenderá as expectativas do cliente — podendo até superá-las —, garantindo sua satisfação.


7. “Project Model Canvas”, de José Finocchio Jr.

É interessante destacar que, mesmo com toda a tecnologia do mundo atual, um curso de Excel pode ser muito produtivo para qualquer profissional que esteja diretamente ligado ao gerenciamento de um projeto.

Afinal, durante um bom tempo, as planilhas de Excel foram grandes companheiras dos gestores. Com elas é possível analisar um projeto inteiramente, precisando apenas operar o programa.

Como era de se esperar, contudo, já existem novos modelos que se adaptam mais facilmente à realidade das empresas, priorizando criatividade e dinamismo. E o livro de José Finocchio Jr. foi escrito justamente com o propósito de revolucionar esse aspecto.

Segundo o autor, em um ambiente verdadeiramente criativo, diferentes pessoas podem criar um plano de projetos com o mínimo de recursos possíveis. Apenas uma folha e um alguns post-its seriam necessários.

Nesse sentido, sua obra mostra um método colaborativo, em que até mesmo os stakeholders podem participar do processo, por meio de atitudes proativas, redução da burocracia e eliminação do preenchimento de documentos desnecessários.


8. "Gerenciamento de Projetos em 7 Passos", de Armando Terribilli Filho
Traz uma visão bem simples sobre o assunto e aborda o tema de modo que aquele leitor mais leigo no assunto consiga entender o básico sobre gerenciamento de projetos.

9. "PMO - Escritório de Projetos, Programas e Portfólio na Prática", de André Barcaui
Apesar do André ser o organizador do livro, o livro é uma coleção de textos compilando diversos aspectos de um escritório de projetos, compilando 25 artigos que foram escritos por vários profissionais que deram sua contribuição com seus conhecimentos, dentre eles, nomes bem conhecidos na área como Carlos Magno da Silva Xavier, Darci Prado e Farhad Abdollahyan. 

10. "Gestão de Projetos - As Melhores Práticas", de Harold Kerzner
Esse é um clássico. Traz vários cases, incluindo de grandes empresas do mercado mundial. 

11. "As 48 Leis do Poder", de Robert Greene / Joost Elffers
Não só de conhecimento sobre normas, ferramentas e processos vive um profissional em gerenciamento de projetos, desenvolver as habilidades humanas é tão importante quanto. Todo Gerente de Projeto precisa saber lidar diariamente com poder e política. Esse livro traz exemplos históricos e interpretações muito interessantes. Vale a pena ter na cabeceira.

12. "Gerenciamento Ágil de Projetos", de Vitor L. Massari
Um bom guia para quem está pensando em tirar a certificação PMI-ACP este livro aborda os principais métodos de gerenciamento ágil de projetos, tais como FDD, Kanbam, Lean, XP e Scrum, além de apresentar técnicas ágeis de gestão no planejamento, execução e controle de projetos. Recomendado àqueles que querem tentar absorver o conhecimento ágil para seus projetos e para os que pretendem estudar para a certificação ACP.

13. "Gerenciando Projetos com PRINCE2", de Robériton Luís Oliveira Ribeiro
Outro guia de apoio à certificação, porém mostra de forma bastante clara o PRINCE2 até para os mais leigos. Aborda os princípios, temas e processos do PRINCE2 da OGC, que é a metodologia de projetos mais usada na Europa e em países de origem britânica. Indicado aos que estão buscando a certificação Foundation.

14. "Inteligência Emocional para Gerenciamento de Projetos", de Anthony Mersino
Muitos GPs hoje pecam por conhecerem bem os processos, técnicas e ferramentas utilizados no gerenciamento de projetos, porém ao se depararem com situações de stress e trabalho sob pressão acabam se descontrolando e fazendo tudo o que definitivamente não deveriam fazer. Esse livro traz uma abordagem dinâmica e técnicas para lidar com a inteligência emocional. Vale a pena para profissionais em qualquer nível de conhecimento.

Enfim, buscar novas habilidades em gestão de projetos pode mesmo ser o que falta para você alcançar cargos de liderança e alavancar sua carreira. Certamente, devido ao esforço e a boa gestão da sua carreira, você conseguirá valorização na sua empresa.

Boa leitura!

Agora, além dos livros, um plano de carreira eficiente também deve englobar a realização de cursos e outros tipos de capacitações. Para isso, é primordial contar com empresas especializadas, que possam fornecer conhecimentos relevantes para o dia a dia e, principalmente, para a sua profissão.

Então, não perca tempo e invista em você. 


Gostou das dicas? Tem mais algum conteúdo bacana pra indicar? Deixe sua lista nos comentários e compartilhe as informações com quem você se importa!


M A I S   L I D A S


DOX ASSINA O GERENCIAMENTO DE PROJETOS E OBRAS DE RETROFIT E MODERNIZAÇÃO DO SANFRA

6 FERRAMENTAS DE GERENCIAMENTO DE PROJETOS QUE VOCÊ DEVE CONHECER

SOFT SKILLS - 8 HABILIDADES DO GP PERFEITO

7 BOAS PRÁTICAS NO GERENCIAMENTO DE PROJETOS DE CONSTRUÇÃO

GERENCIAMENTO DE PROJETOS E BIM

VEJA COMO A CERTIFICAÇÃO LEED FUNCIONA

PESQUISADORES DE HARVARD LISTAM 9 FATORES QUE TORNAM UM EDIFÍCIO BOM PARA A SAÚDE DOS USUÁRIOS

O FUTURO DA INOVAÇÃO NA CONSTRUÇÃO

NOVAS TECNOLOGIAS NA CONSTRUÇÃO CIVIL - PREPAREM-SE, ENGENHEIROS

ENERGIA SOLAR FOTOVOLTAICA ATINGE MARCA HISTÓRICA 

DOX GANHA DESTAQUE E LEVA O PRÊMIO DE EXCELÊNCIA BIM SINDUSCON-SP 2017

WORKSHOP BIM PARA INSTALADORAS

COM AS TECNOLOGIAS RV, RA e RM, SERES HUMANOS E MÁQUINAS SE UNIRÃO NA FORÇA DE TRABALHO

ANÁLISE DE TENDÊNCIAS EM MARCOS NA CONSTRUÇÃO CIVIL

RESIDENCIAL DAMHA IV PRESIDENTE PRUDENTE

EDIFÍCIO ALAMEDA SANTOS E SEUS DESAFIOS DE TERRENO E LOGÍSTICA

DOX GANHA DESTAQUE EM MÍDIA ESPECIALIZADA EM SHOPPING CENTERS

DOX APRESENTA CASE VENCEDOR DO PRÊMIO EXCELÊNCIA BIM SINDUSCON-SP NO ROAD SHOW BIM EM PORTO ALEGRE



Artigos originais de Impacta e Administradores.com.

Imagem: Reprodução/Divulgação.