O que é o Processo Integrativo

O que é o Processo Integrativo

"O que é um processo integrativo?

Quando falamos em construções sustentáveis, o processo integrativo é um método usado para o desenvolvimento de um projeto. Este método se resume a envolver todas as disciplinas, desde projetistas a gerentes de facilities, e criar rotinas de trabalho para que todos colaborem desde o início do projeto.


Por que isso é importante para os edifícios?

Os processos convencionais de planejamento, projeto, construção e operações geralmente não reconhecem que os edifícios fazem parte de sistemas maiores e complexos. Como resultado, a solução para um problema pode criar outros problemas em outros locais do sistema.

Em contraste, um processo integrativo é altamente colaborativo. Essa abordagem exige que toda a equipe do projeto pense em todo o edifício e em todos os seus sistemas, enfatizando as sinergias e melhorando a comunicação entre os profissionais e as partes interessadas ao longo da vida de um projeto. Ele quebra os limites disciplinares e rejeita processos lineares de projeto que podem levar a soluções ineficientes. Embora o termo projeto integrativo seja aplicado com mais frequência a novas construções ou reformas, um processo integrativo é aplicável a qualquer fase do ciclo de vida de um edifício.

Mesmo que uma abordagem de projeto integrativo exija mais esforços no início – muito tempo e energia serão investidos antecipadamente no começo do projeto, onde você terá a máxima flexibilidade para impactar o projeto e coordenar tudo com seus objetivos. O projeto integrativo é uma das chaves para um projeto bem-sucedido.


Mas isto se parece com gerenciamento de projetos. Qual é o grande problema?

Praticantes de um processo integrativo devem desenvolver novas habilidades que podem não ter sido necessárias em seu trabalho profissional anterior: pensamento crítico e questionamento, colaboração, trabalho em equipe e comunicação, e um profundo entendimento dos processos naturais. Um processo integrativo é uma maneira diferente de pensar e trabalhar, e cria uma equipe de profissionais que tradicionalmente trabalham como entidades separadas.

O processo integrativo requer mais tempo e colaboração durante as fases conceituais e de projeto inicial do que as práticas convencionais. O tempo deve ser gasto na criação da equipe, na definição de metas e na análise antes que qualquer decisão seja tomada ou implementada. Esse investimento inicial de tempo, no entanto, reduz o tempo necessário para produzir projetos executivos. Como as metas foram amplamente exploradas durante todo o processo, os projetos podem ser executados com mais atenção, aproveitando as sinergias entre os sistemas e podem atender melhor às necessidades de seus ocupantes ou comunidades, além de economizar recursos, inclusive dinheiro."


Você gosta de artigos como este? Deixe o seu comentário e indique temas, para que possamos continuar disseminando conteúdo de qualidade.


MAIS LIDAS

VEJA COMO A CERTIFICAÇÃO LEED FUNCIONA

PESQUISADORES DE HARVARD LISTAM 9 FATORES QUE TORNAM UM EDIFÍCIO BOM PARA A SAÚDE DOS USUÁRIOS

O FUTURO DA INOVAÇÃO NA CONSTRUÇÃO

NOVAS TECNOLOGIAS NA CONSTRUÇÃO CIVIL - PREPAREM-SE, ENGENHEIROS

ENERGIA SOLAR FOTOVOLTAICA ATINGE MARCA HISTÓRICA 

DOX GANHA DESTAQUE E LEVA O PRÊMIO DE EXCELÊNCIA BIM SINDUSCON-SP 2017

WORKSHOP BIM PARA INSTALADORAS

7 BOAS PRÁTICAS NO GERENCIAMENTO DE PROJETOS DE CONSTRUÇÃO

COM AS TECNOLOGIAS RV, RA e RM, SERES HUMANOS E MÁQUINAS SE UNIRÃO NA FORÇA DE TRABALHO

ANÁLISE DE TENDÊNCIAS EM MARCOS NA CONSTRUÇÃO CIVIL

RESIDENCIAL DAMHA IV PRESIDENTE PRUDENTE

EDIFÍCIO ALAMEDA SANTOS E SEUS DESAFIOS DE TERRENO E LOGÍSTICA

6 FERRAMENTAS DE GERENCIAMENTO DE PROJETOS QUE VOCÊ DEVE CONHECER

SOFT SKILLS - 8 HABILIDADES DO GP PERFEITO

DOX GANHA DESTAQUE EM MÍDIA ESPECIALIZADA EM SHOPPING CENTERS

DOX APRESENTA CASE VENCEDOR DO PRÊMIO EXCELÊNCIA BIM SINDUSCON-SP NO ROAD SHOW BIM EM PORTO ALEGRE



Repost: BlogGBCBrasil.org br

Autor: Blog GBC Brasil

Imagem: Reprodução/Divulgação