Francisco Vasconcellos, Diretor da DOX, destaca a metodologia BIM em evento no SECOVI

Francisco Vasconcellos, Diretor da DOX, destaca a metodologia BIM em evento no SECOVI

A Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), por meio da Comissão de Materiais, Tecnologia, Qualidade e Produtividade (COMAT), e o Secovi-SP realizaram ontem, 13 de junho, o Workshop Implementação do BIM (Building Information Modeling), na sede do Sindicato da Habitação em São Paulo.

O evento mostrou as vantagens da utilização dos processos BIM, que estão alterando o dia-a-dia das empresas do setor.



Estiveram presentes no evento o presidente da COMAT, Dionyzio Antonio Klavdianos; do vice-presidente do Secovi-SP, Carlos Borges; o diretor técnico da Sinco Engenharia e líder do Projeto Disseminação do BIM, Paulo Rogério Luongo Sanchez; do consultor BIM Rogério Suzuki; e dos representantes de outras empresas desenvolvedoras do BIM, que expuseram as diversas possibilidades de uso do BIM no mercado da construção. 

Além destes representantes, Francisco Vasconcellos, diretor da DOX participou como palestrante, dando a visão de como uma empresa gerenciadora pode apoiar as Incorporadoras no processo de adoção e implantação do BIM em seu portfólio de Empreendimentos e demonstrou os ganhos que um processo bem orientado, alinhado a metodologias como o PMBOK, PRINCE2 e o LEAN CONSTRUCTION  podem trazer.

Este foi o sexto evento planejado para este ano.



Na apresentação da DOX, ficou claro o passo-a-passo de como implementar o BIM nas empresas, inclusive com demonstração dos processos BIM da empresa.

De forma simplificada e objetiva, a palestra trouxe a aplicação da metodologia no gerenciamento de um empreendimento, abordando os seguintes aspectos: 

1. Como gerenciar as demandas na Construção Civil

2. Como transformar dados em informação

3. O processo de implantação do BIM 

4. O uso de softwares inteligentes 

5. Benefícios para o projeto 

6. Visão do Futuro: IPD ou Contrato de Aliança 



Baixe aqui a apresentação da palestra em PDF e compartilhe com os amigos.


A plataforma BIM possibilita, como seu maior benefício, produzir mais, melhor, e com menos recursos, facilitando o desenvolvimento e adoção de ferramentas de controle de custos, prazos e riscos muito mais precisas.

Possibilita também, ainda na fase de desenvolvimento dos projetos executivos, realizar simulações construtivas, de eficiência e consumo energético, de sustentabilidade, análise e desempenho de sistemas, entre outros.

Utilizada mundialmente, a ferramenta vem ganhando força e se consolidando no Brasil, especialmente quando aplicada em projetos complexos. A migração dos projetos em 2D para o BIM é uma realidade e as empresas que investirem nesta plataforma, terão uma vantagem competitiva mensurável e objetiva. “Hoje o BIM é a mais importante bandeira da COMAT/CBIC no que tange a investimento em inovação, com bons resultados, no curto prazo, para as construtoras quanto à melhoria da qualidade e produtividade”, ressaltou o presidente da COMAT, Dionyzio Antonio Klavdianos.

Como parte do projeto de incentivo à adoção da metodologia, a CBIC, no ano passado, tornou disponível à cadeia produtiva um guia completo sobre a implantação da plataforma, organizada em cinco volumes: “Coletânea Implementação do BIM para Construtoras e Incorporadoras” (http://cbic.org.br/bim/). As ações descritas estão contidas no projeto de disseminação do BIM, uma iniciativa CBIC e Senai Nacional.


Conheça os cases DOX - Hospital São José e Grande Ufficiale Evaristo Comolatti - ou acesse DOX.com.br para saber mais sobre BIM.



Autor: DNA do Marketing para DOX.com.br, em 13/06/2017 (Fonte Secovi-SP e CBIC).

Fotos: Vinícius Honda/DOX e Calão Jorge/Secovi-SP