Estádio desmontável de contêineres é o mais novo projeto para a Copa do Mundo de 2022 no Qatar

Estádio desmontável de contêineres é o mais novo projeto para a Copa do Mundo de 2022 no Qatar

"O projeto do sétimo estádio sede que está sendo construído para a Copa do Mundo da FIFA 2022 no Qatar acaba de ser apresentado. Projetado por Fenwick Iribarren Architects, o Estádio Ras Abu Aboud será construído utilizando a estrutura de uma série de contêineres reciclados, possibilitando uma montagem rápida e eficiente da estrutura além de que, após a realização do evento, poderá ser desmontado e transportado para outro local.




"Este tipo de instalação proporciona um legado perfeito, capaz de ser desmontado e reconstruído em outros locais onde podem vir a ser realizados outros grandes eventos esportivos e culturais", disse H.E. Hassan Al Thawadi, Secretário Geral do Comitê de Execução e Legado do evento. "Além disso, o estádio proporcionará a atmosfera que os fãs esperam em uma Copa do Mundo mas que será construído de forma sustentável e sem precedentes. Ficamos impressionados com este projeto e com a certeza de que o Ras Abu Aboud se tornará um modelo para projetos futuros de mega-eventos como a Copa do Mundo da Fifa".



Clique aqui e veja aqui o vídeo.


Localizado em um terreno à beira-mar de 450 mil metros quadrados, no porção sudeste de Doha, o estádio com capacidade para 40.000 expectadores foi concebido a partir de uma série de blocos modulares, estruturas que refletem a linguagem arquitetônica do entorno portuário do estádio. Os contêineres serão adaptados para abrigar os distintos elementos do programa do estádio, assim como escadas, lojas e sanitários.


A modularidade do projeto também resulta em uma economia de materiais, proporcionando menos desperdício e a redução da pegada de carbono em comparação com as tradicionais técnicas construtivas, ao mesmo tempo em que reduz o tempo de construção em até três anos. O estádio visa alcançar uma certificação de quatro estrelas do Global Sustainability Assessment System (GSAS).






"Ficamos contentes por participar de outro projeto para a Copa do Mundo da FIFA de 2022 e estamos muito orgulhosos de que o projeto para o Estádio Ras Abu Aboud fique marcado na história como o primeiro estádio móvel e reutilizável da Copa do Mundo da FIFA", comentou o sócio e arquiteto da FI-A, Mark Fenwick. "Temos a certeza de que este conceito inovador e sustentável será uma fonte de inspiração para os arquitetos do mundo todo, que poderão pensar em edifícios interessantes arquitetonicamente, que oferecem novas possibilidades e deixam importantes legados para o futuro da arquitetura".




Localizado a apenas 1,5 km do Aeroporto Internacional Hamad em Doha, o estádio será facilmente acessível aos visitantes através de uma estação própria da Linha Ouro do transporte público do Qatar além de uma estação marítima de barco-táxi de Doha.




Vários estádios da Copa do Mundo estão atualmente em construção em todo o país, incluindo o Estádio Al Thumama projetado por Ibrahim M Jaidah e Heerim, o Estádio Lusail projeto de Foster + Partners (onde serão realizadas cerimônias de abertura e encerramento) e o Estádio Al Wakrah por Zaha Hadid Architetcts.


News via The Supreme Committee for Delivery & Legacy"


Gostou da notícia? Compartilhe e deixe o seu comentário.


MAIS LIDAS

VEJA COMO A CERTIFICAÇÃO LEED FUNCIONA

PESQUISADORES DE HARVARD LISTAM 9 FATORES QUE TORNAM UM EDIFÍCIO BOM PARA A SAÚDE DOS USUÁRIOS

O FUTURO DA INOVAÇÃO NA CONSTRUÇÃO

NOVAS TECNOLOGIAS NA CONSTRUÇÃO CIVIL - PREPAREM-SE, ENGENHEIROS

ENERGIA SOLAR FOTOVOLTAICA ATINGE MARCA HISTÓRICA 

DOX GANHA DESTAQUE E LEVA O PRÊMIO DE EXCELÊNCIA BIM SINDUSCON-SP 2017

WORKSHOP BIM PARA INSTALADORAS

7 BOAS PRÁTICAS NO GERENCIAMENTO DE PROJETOS DE CONSTRUÇÃO

COM AS TECNOLOGIAS RV, RA e RM, SERES HUMANOS E MÁQUINAS SE UNIRÃO NA FORÇA DE TRABALHO

ANÁLISE DE TENDÊNCIAS EM MARCOS NA CONSTRUÇÃO CIVIL

RESIDENCIAL DAMHA IV PRESIDENTE PRUDENTE

EDIFÍCIO ALAMEDA SANTOS E SEUS DESAFIOS DE TERRENO E LOGÍSTICA

6 FERRAMENTAS DE GERENCIAMENTO DE PROJETOS QUE VOCÊ DEVE CONHECER

SOFT SKILLS - 8 HABILIDADES DO GP PERFEITO

DOX GANHA DESTAQUE EM MÍDIA ESPECIALIZADA EM SHOPPING CENTERS

DOX APRESENTA CASE VENCEDOR DO PRÊMIO EXCELÊNCIA BIM SINDUSCON-SP NO ROAD SHOW BIM EM PORTO ALEGRE



Repost: Archdaily

Autor: Patrick Lynch Traduzido por Vinicius Libardoni, para Archdaily, em 02/12/2017.

Imagens: Reprodução/Divulgação.