8º Seminário Internacional BIM

8º Seminário Internacional BIM

Desde sua introdução no Brasil, na década passada, o BIM (Modelagem da Informação da Construção ou Building Information Modeling) revolucionou a forma de projetar e executar uma obra de construção.

Um número crescente de empreendimentos vem sendo edificado com precisão, rapidez e produtividade, reduzindo custos, prazos e riscos.

A importância deste processo irreversível e os desafios a serem vencidos serão debatidos no 8º Seminário Internacional BIM, em 26 de outubro, em São Paulo.

Realizado pelo SindusCon-SP, por meio de seus Comitês de Tecnologia e Qualidade (CTQ) e de Meio Ambiente (Comasp), e em parceria com a Totvs, o evento terá como tema “BIM: Inovação e Implantação”.

Especialistas vão compartilhar experiências práticas e lições aprendidas, permitindo a projetistas, construtores, incorporadores, instaladores, estudantes e professores compreenderem como implementar o BIM com êxito.

Evento debaterá a importância do BIM e os passos para efetivar sua implementação.

Cezar Taurion, vice-presidente do Instituto Smart City Business America, falará sobre “A revolução digital e os seus impactos na construção”.

Mesa redonda sobre “BIM e o papel da inovação na construção” reunirá Taurion a Fábio Villas Bôas, coordenador do Comasp; Sergio Scheer, pesquisador no Centro de Estudos de Engenharia Civil da UFPR; José Renato Santiago, professor universitário; e Roberto Klein, arquiteto. Debates com o público terão moderação de Fernando Fernandes, membro do CTQ, e do professor da USP Eduardo Toledo.

Para dissecar o “Processo de implantação de BIM em construtoras”, o consultor David Pinto fará uma palestra.

Na se­quência, debaterá o tema com Paulo Sanchez, vicepresidente de Tecnologia e Qualidade do SindusCon-SP; Luiz Contier, conselheiro do CAU-BR; Edgar Vaitekaites Jr., gerente Técnico da Gafisa; Fernando Fernandes e Dionyzio Klavdianos, presidente da Comissão de Materiais, Tecnologia, Qualidade e Produtividade da CBIC. Klavdianos ainda falará sobre as ações da CBIC e do governo federal para o fomento do BIM.

Os cases de implementação do BIM da Campestrini e da Athié Wohnrat serão apresentados por representantes das respectivas empresas.

Palestrantes da Totvs e da Autodesk exibirão soluções desenvolvidas.

Francisco Antunes de Vasconcellos Neto, vice-presidente do SindusCon-SP, e o professor Toledo coordenarão os debates.

Farão a abertura do evento o presidente do SindusCon-SP, José Romeu Ferraz Neto; o vicepresidente Sanchez e o coordenador do CTQ, Yorki Estefan.

No encerramento haverá a cerimônia de premiação do 2º Prêmio de Excelência BIM SindusCon-­SP, um reconhecimento aos que se destacam na difusão da importância deste processo em cinco categorias: Construtor, Projetista, Contratante, Academia e Fornecedor.

O evento acontecerá no auditório Totvs e os participantes poderão assistir presencialmente ou on line. Inscrições: www.sindusconsp.com.br.



Autor: SindusCon-SP Informa, em 16/10/2017.

Imagem: Divulgação.